O primeiro Intervalo Cultural da SUPROC do ano de 2012 realizado no CEF 104 (Centro de ensino Fundamental 104) da Asa Norte – Plano Piloto, teve início às nove da manhã do dia 17 de fevereiro com o momento cívico, execução do Hino Nacional Brasileiro pelos músicos: Hermínio (caixa de tarol), José Alves (saxofone alto) e Osvaldo Sá (violão). Os alunos: Yesus e Pedro ostentaram a Bandeira Nacional enquanto todos catavam o hino nacional.
Os diretores daquela escola: Marcus Vinicius e Cárin Helena, nitidamente emocionados, agradeceram ao Major Elson (representante do Subsecretario TC. Cirlandio Martins dos Santos), ao Cabo Daniel (coordenador do Programa: Intervalo Cultural) e a toda a equipe da Subsecretaria de Programas Comunitários – SUPROC, pelos momentos de aprendizado e cidadania oferecidos aos alunos do CEF 104, ressaltando que, com o tema “Grafite: a evolução da pichação”, Ricardo Barbosa, policial e ator, transformou num espetáculo, o que poderia ser uma maçante palestra sobre a criminalização da pichação. E o “Alerta” ficou evidente no monólogo do ator (policial militar) Mário Wilson, que com esse título enfocou os prejuízos que as drogas lícitas e ilícitas podem causar ao ser humano.
Enquanto, no interior do colégio, o Mestre Jânio (Picasso não Pichava) e o grupo de capoeiristas da Ceilândia, ao som dos atabaques e berimbal, formavam uma animada roda de capoeira, inclusive com a participação dos alunos: Kalel e Rodrigo, na parte externa do CEF 104 o professor de grafite, Otony (Picasso não Pichava), deixava uma mensagem de paz àquela comunidade.
Ao som de músicas escolhidas por: Claudinho DJ e as alunas do CEF 104, a festa se completou, pois enquanto uns dançavam, outros jogavam tênis de mesa e “totó”. Todos os alunos, professores e servidores ganharam garrafinhas plásticas (brindes da SUPROC e do Parceiro BRB).
Os elogios ao Projeto Intervalo Cultural da SUPROC começaram ali mesmo, feitos pela Sra. Valéria Cristina de Oliveira, Consultora da Coordenadoria de Polícia Comunitária da SENASP – Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça. Quem também se fez presente no evento foi o Diretor Regional de Ensino do Plano Piloto e Cruzeiro: Jeferson Paz das Neves, que é artista plástico e disse entender e apoiar a iniciativa da Subsecretaria de Programas Comunitários.