O Programa Segurança Comunitária em Ação - Pró-Comunidade, criado pelo Decreto Nº 33.245, de 05 de outubro de 2011, unifica a gestão dos programas, projetos e ações sociais da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Distrito Federal, realizados por intermédio da Subsecretaria de Programas Comunitários - SUPROC.
OBJETIVOS
O Pró-Comunidade tem como finalidade prevenir e enfrentar o uso do crack e de outras drogas, a violência, a criminalidade, a discriminação e a intolerância. Contribuindo desta forma, para a construção de uma sociedade livre, justa e solidária.
PÚBLICO ALVO
O Pró-Comunidade tem como principal público alvo crianças, adolescentes e jovens. Uma vez que o público jovem possui uma maior vulnerabilidade social por estar mais próximo de situações de risco, no que tange temas como: drogas, violência, criminalidade, discriminação e intolerância. Desta forma, pretende-se resgatar e redirecionar o potencial dos jovens oferecendo oportunidades e alternativas de inclusão e desenvolvimento social.
PARCERIAS
A execução do Pró-Comunidade ocorre em cooperação entre órgãos e entidades públicas e privadas. Bem como a integração com a comunidade, por meio de programas, projetos e ações sociais.
INTEGRAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE
O Pró-Comunidade articula ações sociais e de segurança pública para promover a integração da comunidade com órgãos do Sistema de Segurança Pública e do Departamento de Trânsito do Distrito Federal.
Esta integração pode ocorre por meio de desenvolvimento de atividades esportivas, culturais, comunitárias, educativas, capacitação profissional, dentre outras.
DIRETRIZES DO PRÓ-COMUNIDADE
I. Promoção da segurança pública e da convivência pacífica;
II. Participação de crianças, adolescentes, jovens, egressos do Sistema Penitenciário do Distrito Federal e de famílias vítimas da violência e da criminalidade;
III. Intensificação e ampliação das medidas destinadas a prevenir e enfrentar o uso do crack e de outras drogas, a violência, a criminalidade, a discriminação e a intolerância;
IV. Promoção da valorização e da recuperação dos espaços públicos;
V. Participação da sociedade civil; e
VI. Manutenção da integração com os programas, projetos e ações oriundos do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania - PRONASCI.
PROGRAMAS INTEGRANTES DO PRÓ-COMUNIDADE
· ESPORTE À MEIA-NOITE
O programa Esporte à Meia-Noite tem como objetivo a prevenção e o enfrentamento da violência e da criminalidade juvenil, mediante o desenvolvimento de atividades esportivas, culturais e educativas para adolescentes e jovens.
As ações do Esporte à Meia-Noite incluem a promoção e realização de cursos de capacitação profissional e encaminhamento de seu público alvo para o mercado de trabalho, por intermédio de parcerias com entidades públicas e privadas, em articulação com os órgãos competentes.
Saiba mais ...
· PICASSO NÃO PICHAVA
Tem por finalidade prevenir o envolvimento de crianças, adolescentes e jovens com a violência, o uso do crack e de outras drogas, a criminalidade, a discriminação e a intolerância, bem como construir, reeducar e desenvolver o potencial artístico e cultural, principalmente daqueles envolvidos com a prática de pichação ou outro meio de conspurcação de edificação ou monumento urbano.
As ações do Picasso não Pichava inclui a promoção e realização de cursos de capacitação profissional e encaminhamento de seu público alvo para o mercado de trabalho, por intermédio de parcerias com entidades públicas e privadas, em articulação com os órgãos competentes.
Saiba mais ...
· COMPANHIA DE TEATRO PÁTRIA AMADA
O programa Companhia de Teatro Pátria Amada tem como finalidade promover atividades culturais e realizar encenações teatrais de caráter educativo para prevenir e enfrentar a violência, o uso do crack e de outras drogas, a criminalidade, a discriminação e a intolerância, tendo por premissa a valorização da pessoa humana e a convivência pacífica em comunidade.
As encenações e demais atividades têm como público alvo as crianças, adolescentes e jovens, sem prejuízo do alcance de outras faixas etárias, com abordagem de temas educativos de interesse social, atuando como instrumento de conscientização e versando preferencialmente sobre assuntos relativos ao uso de drogas e seus efeitos; à sexualidade; à violência nas escolas; à discriminação; ao bullying; e à homofobia.
Saiba mais ...
· INTERVALO CULTURAL
O programa Intervalo Cultural tem por objetivo promover a atuação conjunta, simultânea e articulada dos diversos programas do Pró-Comunidade e alcançar maior efetividade nas atividades destinadas a prevenir e enfrentar a violência, a criminalidade, a discriminação e a intolerância nos estabelecimentos de ensino do Distrito Federal.
Bem como orientar crianças, adolescentes e jovens expostos à violência urbana ou em situação de vulnerabilidade social, através do esporte, lazer, atividades culturais e encenações teatrais, além de palestras sobre o uso do crack e de outras drogas e seus efeitos, sexualidade, violência nas escolas, discriminação, bullying, homofobia e DST/AIDS.
As ações do programa Intervalo Cultural destina-se à formação de crianças, adolescentes e jovens para o exercício da cidadania e ao resgate da autoestima, promovendo a convivência pacífica e a inclusão social.
Saiba mais ...
· SEGURANÇA COM CIDADANIA
As ações do Segurança com Cidadania, mediante o desenvolvimento conjunto de atividades, prevêem controlar e enfrentar a violência, o crack e outras drogas, a criminalidade, a discriminação e a intolerância. É um programa destinado à formação e inclusão social de crianças, adolescentes, jovens e comunidade em geral expostos à violência urbana ou em situação de vulnerabilidade social.
Saiba mais ...