No dia 12 de setembro de 2012, a Subsecretaria de Programas Comunitários/SSP-DF foi brindada com a visita internacional da Delegação formada por Haitianos e Norte-Americanos, que vieram ao Brasil em missão técnica intitulada: Diagnóstico da Realidade Brasileira e Negociação de Proposta de Projeto de Cooperação Trilateral na Área Jurídico-Policial para Enfrentamento da Violência Contra a Mulher.
O Subsecretário Elson da Silva Sousa e o Chefe de Gabinete Dênis Inácio recepcionaram a Comissão composta pelas seguintes Autoridades: James Boyard, Comissário Principal, Diretor da Polícia Nacional do Haiti (PNH) para Planejamento e Desenvolvimento, Jean Gardy Mucadin, Comissário Principal da PNH, Sem Predestin, Inspetor da Academia da PNH, Belette Larose, Juíza do Tribunal Juvenil, Me. Jean Renel Senatus, Promotor de Porto Príncipe, Tamara Dorcean, Juíza de Paz de Kenscoff, Magarette T. Georges, Juíza de Tribunal, Cabo Haitiano, Andolphe Guillaume, Assistente Legal no Instituto do Bem-estar Social e de Pesquisas (IBESR), Sandra Dupuy, Oficial de Programas do NAS/Embaixada dos EUA no Haiti e Joseph Tassy, Assessor de Polícia do NAS/Embaixada dos EUA no Haiti.
Em rápidas palavras o Subsecretário explanou sobre a SUPROC, passando a palavra ao Major Herbert de Almeida que, por meio de estudos estatísticos, mostrou a importância da Subsecretaria e seus Programas Sociais (Picasso não Pichava, Esporte à Meia Noite, Cia. de Teatro Pátria Amada, Intervalo Cultural e Segurança com Cidadania) e das Coordenações de Articulação Comunitária e de Capacitação.
A atriz e policial civil, Lívia Fernandez, que também é a roteirista e Diretora da peça “BYE, BYE BABY E OUTRAS MULHERES” emocionou os visitantes com as cenas do espetáculo, segundo o Promotor de Porto Príncipe, Me. Jean Renel Senatus, que expressou o interesse em criar mecanismos governamentais visando o intercâmbio cultural, no sentido de levar a contribuição da referida peça ao povo de seu país, o Haiti.
O cineasta e policial militar Fáuston da Silva falou sobre seus filmes, da busca por temas referentes às periferias e da peculiaridade de transformar pessoas dessas comunidades em atores de suas próprias histórias.
O clima de entrosamento e amistosidade seguiu-se do princípio ao fim da visita, graças à desenvoltura do Senhor Paulo Cohen, intérprete da Agência Brasileira de Cooperação/Ministério das Relações Exteriores, visto que o francês é o idioma predominante no Haiti.
Ao final da visita, o Subsecretário Elson Sousa agradeceu à Doutora Ana Cristina Santiago, Delegada Chefe da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher, que acompanhou a delegação durante o encontro e afirmou que as portas da SUPROC estão abertas aos interesses concernentes ao comunitário, inclusive internacionalmente. Elson, ainda, presenteou a equipe com quadros do programa Picasso não Pichava, pintados com a utilização da técnica do grafite pelo professor e policial Militar, Rales Luis.
Subsídios informativos: Dra. Elisabete Maria R.de Morais
Texto: Jocilon Barbosa. Fotos: FLAVIMAGEM