Saudação

Seja bem-vindo ao Blog da SUPROC/SSP-DF. Hoje e sempre!

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

CONSELHOS COMUNITÁRIOS DE SEGURANÇA ÀS “CLARAS”.

          Nesta terça-feira, 25 de setembro de 2012, a Administração Regional de Águas Claras foi palco de mais uma reunião voltada ao processo de eleição dos Conselhos Comunitários de Segurança, “vertical” e “Horizontal”, daquela cidade.
         Por volta das dez da manhã, o Administrador Regional, Eduardo D´Albuquerque Augusto abriu a reunião, falando da importância de as pessoas se envolverem no pleito que, segundo Eduardo, influencia na personalidade de Águas Claras.





         O Major Paulo André, Coordenador de Articulações Comunitárias da Subsecretaria de Programas Comunitários – SUPROC/SSP-DF, deu prosseguimento ao encontro esclarecendo quanto à parte jurídica e organizacional do processo eletivo dos Conselhos. Chamando a atenção dos participantes para o caráter “voluntário” do cargo, Paulo André reforçou que isto não ameniza a responsabilidade dos que acreditam poder atuar como elo, entre o Estado e a Comunidade, nos assuntos de segurança pública.

         Após alguns debates e entendimentos, foram aprovados os Presidentes das Comissões Eleitorais, conforme reza o artigo 6º do Decreto Distrital Nº 28.495, de 04 de dezembro de 2007, Senhora Telma Rufino e o Senhor Tânio Cláudio Raeff, Conselhos horizontal e vertical, respectivamente.

       











        O responsável pela coordenação das reuniões dos CONSEGs da AISP Oeste, Major Áurio Sergio D`Anunciação, promoverá o curso que capacitará as comissões eleitorais, visando o bom andamento do processo de escolha e a clareza que o nome da cidade sugestiona.
         Maiores informações poderão ser acessadas no link: http://youtu.be/nfKp7LGxr9U
 
Texto: Jocilon Barbosa
Fotos: FLAVIMAGEM



domingo, 23 de setembro de 2012

SECRETÁRIO DE SEGURANÇA PRESTIGIA MULTIPLICADORES DE POLÍCIA COMUNITÁRIA!


          Na manhã desta segunda-feira, 17 de setembro de 2012, o Secretário de Estado de Segurança Pública do DF, Doutor Sandro Torres Avelar, fez questão de presidir a solenidade de formatura de mais trinta e seis Multiplicadores de Polícia Comunitária, ocorrida no auditório do Centro Universitário UDF, na 704/904 Sul.

         O curso, que é promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) e pela SSP-DF, por meio da Subsecretaria de Programas Comunitários, busca difundir a filosofia da aproximação do Estado às comunidades visando um grau, cada vez maior, de confiabilidade mútua e que tem apresentado resultados satisfatórios, percebidos na utilização dos serviços de disque denúncia e nas reuniões de CONSEGs (Conselhos Comunitários de Segurança), aqui no Distrito Federal.

 
         Os 36 oficiais e praças da PMDF receberam seus certificados das mãos do Secretário Sandro Avelar, do Subsecretário da SUPROC, Elson Sousa, da Professora Naiara Clemente que representou a Reitoria do UDF, do Presidente do CONSEG de Brasília, Dr. Saulo Santiago e do Coronel Antônio Carlos, Comandante do 4º BPM do Guará, cidade da qual também esteve presente o Presidente do CONSEG, Sr. Antônio Sena.














         O Capitão Rubinaldo Marques, orador da turma, agradeceu às autoridades pelo empenho em oferecer cursos que viabilizem o serviço policial, contribuindo para a quebra de paradigmas. Já o Secretário, lembrando que foi um dos precursores na realização do Curso de Polícia Comunitária, nos anos noventa, em São Paulo, disse estar satisfeito com a diminuição da resistência dos agentes públicos em se qualificarem para o que a atualidade aponta. Disse ainda que o Governo tem conseguido sucesso no plano “Ação Pela Vida”, exatamente, pelo grau de comprometimento dos servidores da área de segurança pública do Distrito Federal.


         O Subsecretário Elson exaltou os coordenadores e instrutores da Coordenadoria de Capacitação da SUPROC, já que são incansáveis na transmissão dos conhecimentos e na prática do que, “já é mais que uma filosofia, virou um modo de vida”. Desejou aos formandos que, no dia-a-dia, possam utilizar, de forma positiva, as informações e experiências adquiridas.

Texto: Jocilon Barbosa;
Fotos: FLAVIMAGEM

Sgt. Senhorinho e esposa.

Instrutora Rose e o Mutiplicador Sgt. Genivaldo.


  INSTRUTORES DO CNMPC / 2012

DISCIPLINA
POSTO/GRAD
NOME
Direitos Humanos 04
2º TEN QOPMA
Wanderley Bicudo da Rocha
Estruturação dos Conselhos Comunitários 04
MAJ QOPM
Emerson David de Moura
Gestão de Projetos 10
MAJ QOPM
José do Nascimento Rêgo Martins
Gestão pela Qualidade na Segurança Pública 10
Edilson Serafim Bezerra
Mobilização Social 8
CB QPPMC
Rosineide de Araujo Silva
Polícia Comunitária Comparada e Troca de Experiências de Polícia Comunitária 08
1º SGT QPPMC
Raimundo Roberto Coelho Costa
Teorias sobre Polícia Comunitária 06
DELEGADA PCDF
Elisabete Maria Rocha de Morais
Relações Interpessoais, Conflitos e as Formas de Intervenção 06
CB QPPMC
Henrique Neuto
Teoria e Prática de Ensino 08
CAP QOPM
Kelly de Freitas Sousa Cezário
Polícia Comunitária e Sociedade 4
ST QOBM
Luciano Pedro Guerra Machado
Resolução Pacífica de Conflitos 8
SD QPPMC
Alessandra Cristiane








terça-feira, 18 de setembro de 2012

SEGURANÇA COM CIDADANIA NA MAIS NOVA REGIÃO ADMINISTRATIVA: FERCAL-DF



                  Foi nesta sexta-feira, 14 de setembro de 2012, quando a comunidade da Fercal comemorou o 56º aniversário da, agora, trigésima primeira Região Administrativa do Distrito Federal, que a Subsecretaria de Programas Comunitários, atendendo ao convite da Administração Regional de sobradinho II, realizou o Segurança com Cidadania, um de seus Programas.
         Por volta das nove da manhã, os alunos das Escolas Classe, Engenho velho, Boa Vista e Rua do Mato, os Centros de Ensino fundamentais, Queima Lençol, Fercal e a convidada, Escola Santa Rita de Cássia desfilaram numa das principais ruas da cidade, com temas que homenageavam Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, o Escritor Jorge Amado e a proteção do meio ambiente, em faixas que chamavam a atenção para a reciclagem e outras formas de garantir a sustentabilidade.

 









         O Deputado Distrital e Vice-Presidente da CLDF, Doutor Michel, o Subsecretário de Programas Comunitários, Elson da Silva Sousa, o Administrador Regional de Sobradinho II, Hamilton Alves da Cunha, o Major Seixas, Subcomandante do 13º BPM e o Presidente do CONSEG da Fercal, Delson da Costa Matos foram algumas das autoridades que prestigiaram o evento, que também contou com o desfile de militares da PMDF, do CBMDF e com os Vigilantes Ambientais, que combatem a proliferação de pragas urbanas trazidas, principalmente, por insetos.  


         Após o desfile, as crianças se divertiram com as brincadeiras proporcionadas pela SUPROC (cama elástica, “totó” e tênis de mesa) e pelo DETRAN-DF, com seu teatro de bonecos, sempre voltado à educação no trânsito. A comunidade pode, ainda, visitar o museu de drogas da Polícia Civil do DF, e ver a cadela Laika do Batalhão de Cães da PMDF utilizando o faro em busca de susbstancias tóxicas.



     
          Além de um lanche doado por um comerciante local, os, cerca de, dois mil moradores e alunos saborearam o bolo de 56 quilos, alusivo aos 56 anos da Fercal.


Texto: Jocilon Barbosa / Fotos: FLAVIMAGEM 

VISITA INTERNACIONAL, HAITI – ESTADOS UNIDOS

 
No dia 12 de setembro de 2012, a Subsecretaria de Programas Comunitários/SSP-DF foi brindada com a visita internacional da Delegação formada por Haitianos e Norte-Americanos, que vieram ao Brasil em missão técnica intitulada: Diagnóstico da Realidade Brasileira e Negociação de Proposta de Projeto de Cooperação Trilateral na Área Jurídico-Policial para Enfrentamento da Violência Contra a Mulher.
      O Subsecretário Elson da Silva Sousa e o Chefe de Gabinete Dênis Inácio recepcionaram a Comissão composta pelas seguintes Autoridades: James Boyard, Comissário Principal, Diretor da Polícia Nacional do Haiti (PNH) para Planejamento e Desenvolvimento, Jean Gardy Mucadin, Comissário Principal da PNH, Sem Predestin, Inspetor da Academia da PNH, Belette Larose, Juíza do Tribunal Juvenil, Me. Jean Renel Senatus, Promotor de Porto Príncipe, Tamara Dorcean, Juíza de Paz de Kenscoff, Magarette T. Georges, Juíza de Tribunal, Cabo Haitiano, Andolphe Guillaume, Assistente Legal no Instituto do Bem-estar Social e de Pesquisas (IBESR), Sandra Dupuy, Oficial de Programas do NAS/Embaixada dos EUA no Haiti e Joseph Tassy, Assessor de Polícia do NAS/Embaixada dos EUA no Haiti.

       Em rápidas palavras o Subsecretário explanou sobre a SUPROC, passando a palavra ao Major Herbert de Almeida que, por meio de estudos estatísticos, mostrou a importância da Subsecretaria e seus Programas Sociais (Picasso não Pichava, Esporte à Meia Noite, Cia. de Teatro Pátria Amada, Intervalo Cultural e Segurança com Cidadania) e das Coordenações de Articulação Comunitária e de Capacitação.

        A atriz e policial civil, Lívia Fernandez, que também é a roteirista e Diretora da peça “BYE, BYE BABY E OUTRAS MULHERES” emocionou os visitantes com as cenas do espetáculo, segundo o Promotor de Porto Príncipe, Me. Jean Renel Senatus, que expressou o interesse em criar mecanismos governamentais visando o intercâmbio cultural, no sentido de levar a contribuição da referida peça ao povo de seu país, o Haiti.
O cineasta e policial militar Fáuston da Silva falou sobre seus filmes, da busca por temas referentes às periferias e da peculiaridade de transformar pessoas dessas comunidades em atores de suas próprias histórias.
O clima de entrosamento e amistosidade seguiu-se do princípio ao fim da visita, graças à desenvoltura do Senhor Paulo Cohen, intérprete da Agência Brasileira de Cooperação/Ministério das Relações Exteriores, visto que o francês é o idioma predominante no Haiti.
Ao final da visita, o Subsecretário Elson Sousa agradeceu à Doutora Ana Cristina Santiago, Delegada Chefe da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher, que acompanhou a delegação durante o encontro e afirmou que as portas da SUPROC estão abertas aos interesses concernentes ao comunitário, inclusive internacionalmente. Elson, ainda, presenteou a equipe com quadros do programa Picasso não Pichava, pintados com a utilização da técnica do grafite pelo professor e policial Militar, Rales Luis.



Subsídios informativos: Dra. Elisabete Maria R.de Morais
Texto: Jocilon Barbosa.               Fotos: FLAVIMAGEM