Saudação

Seja bem-vindo ao Blog da SUPROC/SSP-DF. Hoje e sempre!

quarta-feira, 26 de junho de 2013

"A lida dos líderes".



         
             À exemplo das lideranças comunitárias do Guará que, em 02 de maio de 2013, concluíram a etapa “bronze” do Ciclo de palestras: As Lideranças Comunitárias Do Distrito Federal Como Foco do Conseg, líderes de Brazlândia, Estrutural, Planaltina e Santa Maria, também, serão certificados nas próximas reuniões dos Conselhos de suas respectivas cidades.
         O projeto que prevê outras três fases (prata, ouro e diamante) é desenvolvido pela Subsecretaria de Programas Comunitários – SUPROC/SSP-DF, por meio dos Conselhos Comunitários de segurança do DF e visa a ampliação da participação das lideranças comunitárias nos assuntos pertinentes à segurança pública, otimizando o encaminhamento de demandas nas reuniões dos CONSEG.

Os presidentes, Valmir Reinaldo, Ricardo de Alcântara, Solange Batista, Nilton Vaz, Carlos Silva e suas diretorias, mais uma vez, demonstraram o comprometimento com as comunidades às quais representam. Esses guerreiros conseguiram reunir pessoas que, como eles, lutam para manter a chama da esperança acesa. Esperança de um DF mais seguro, serviços públicos de qualidade, com a consciência de que sem a participação popular esses sonhos continuarão sendo, apenas, sonhos!

A palestra da etapa bronze – Participação Social na Segurança Pública – é ministrada pelo Coordenador de Articulação Comunitária da SUPROC, Major Paulo André, que é bacharelado em Direito e Segurança Pública, pós-graduado em Gestão em Segurança Pública, Direito Administrativo, Docência do Ensino Superior, além de diversos cursos pela – SENASP – Secretaria Nacional de Segurança Publica do Ministério da Justiça. Utilizando uma linguagem franca, Paulo André enaltece as lideranças comunitárias, mostrando a importância, a representatividade e o papel de cada líder diante daqueles que acreditam em sua lida.







O Subsecretário da SUPROC, Cirlandio Martins dos Santos, que tem participado da maioria dos encontros, lembra que “historicamente, os líderes e os voluntários, mesmo em tempos de guerra, fizeram, fazem e sempre farão a diferença nos resultados e quanto maior o empenho, maior a chance de uma vitória em quaisquer batalhas!”. Cirlandio destaca, ainda, que a Secretaria de Segurança já está encaminhando, ao GDF, o Decreto 28.495/07 com as sugestões dos conselheiros comunitários de segurança para sua reformulação, devidamente analisada pela assessoria jurídica da SUPROC.












            
           Você que é liderança comunitária pode entrar em contato com o CONSEG de sua cidade e informar-se sobre o Ciclo de Palestras. Pode, ainda, fazer contato com a SUPROC pelo telefone (61) 3233.0139, ou suproc@ssp.df.gov.br


Texto: Jocilon Barbosa;
Fotos: FLAVIMAGEM.

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Compreensão, consciência e Participação.


         
                A gerente do “Intervalo Cultural” da Subsecretaria de Programas Comunitários, Maria Aparecida, bastante emocionada, classificou como compreensivos, conscientes e, muito, participativos os alunos do Centro Educacional Dona América Guimarães do Arapoanga, bairro de Planaltina-DF.
 

Essa afirmação partiu do grau de percepção detectado nos adolescentes do Dona América, pela equipe da SUPROC, com base nas redações das alunas, Carla Jhulia (2º C), Andressa Calisto (1º B) e Francisca Taís (3º A), primeira, segunda e terceira colocadas respectivamente, no concurso sugerido às escolas participantes do IC, oportunizando aos estudantes a chance de falar sobres os temas que rondam esse público, tais como, as drogas e o bullying.
 


Após assistirem à “Saga de Amadeo”, da Cia de Teatro Pátria Amada, alguns professores e alunos “caíram” na roda da capoeira do mestre Jânio do Picasso Não Pichava. Enquanto isto, outra roda se formou em volta do professor de grafite Rales Luis, que deixou no muro da escola a frase que expressa o clima encontrado no CED Dona América Guimarães – “Gentileza gera gentileza!”.
 

 
 
Policiais do 14º BPM expuseram a base móvel de Policiamento Comunitário, novo modelo de prevenção adotado pela PMDF, nos locais de maior aglomeração de pessoas e possíveis ocorrências de delitos. O presidente do Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente – II de Planaltina-DF, Ziel Ferreira dos Santos parabenizou os envolvidos no Intervalo Cultural e disse que, “projetos como este demonstram a preocupação da Secretaria de Segurança em trabalhar com a prevenção, o que vem contribuindo para trazer informações, necessárias, aos adolescentes”.





           Os alunos, Ana Bárbara e Misael Costa ostentaram a Bandeira do Brasil enquanto todos entoavam o Hino Nacional Brasileiro. A Seguir, o diretor do Dona América, João Batista Filho agradeceu pelo evento e disse, aos servidores da Secretaria de Segurança, que “uma atividade extraclasse, do nível do Intervalo Cultural, transporta os estudantes a uma atmosfera de alegria e curiosidade que os marcam pra toda vida!”. A professora Giovana Hubner, uma das coordenadoras pedagógicas, visivelmente emocionada, destacou o brilho nos olhos dos adolescentes durante as apresentações das atrações.
 
Texto: Jocilon Barbosa;
Fotos: Fábio Rodrigues e Eliezer Santos.
 
 





 

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Slackline, torneio de queimada, competição de pular corda em Planaltina e torneios de ping-pong em Ceilândia e Itapoã




Slackline, torneio de queimada e competição de pular corda são animações do núcleo do Esporte à Meia-Noite na Vila Buritis, bairro de Planaltina-DF – maio 2013.

Slackline é uma fita elástica esticada entre dois pontos fixos, o que permite ao praticante andar e fazer manobras por cima dessa fita. No Brasil, o slackline foi bastante desconhecido por muitos anos, até virar febre nas praias do Rio de Janeiro em 2010. Hoje em dia, a popularidade do esporte tomou conta do país inteiro e faz parte das atividades desenvolvidas pelo Esporte à Meia Noite, programa da Subsecretaria de Programas Comunitários da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal.


Os participantes do EMN se inspiram nos escaladores que passavam semanas acampando em busca de novas vias de escalada e nos tempos vagos esticavam as suas fitas , através de equipamentos, para se equilibrar e caminhar. O Slackline, também conhecido como corda bamba, significa "linha folgada" e pode ser comparado ao cabo de aço usado por artistas circenses, porem sua flexibilidade permite criar saltos e manobras inusitadas.



Núcleo EMN. do Itapoã

Núcleo EMN. de Ceilândia

















         Ainda no mês de maio de 2013, os colaboradores do Esporte à Meia-Noite das regiões administrativas do Itapoã e da Ceilândia desenvolveram torneios de “ping-pong” com participantes dessas comunidades.


Núcleo EMN. do Itapoã.

Essas atividades visam estimular nos jovens a sociabilidade, a concentração, a atenção, o respeito às normas, às regras e o aumento da autoestima. O clima dos torneios são, sempre, amistosos e viabilizam a interação e o respeito entre os adolescentes.
 
Texto e Fotos: EMN.

terça-feira, 11 de junho de 2013

“Eles chegaram lá!”


         
                 Os Membros Voluntários dos Conselhos Comunitários de Segurança do Distrito Federal – Conseg/DF foram homenageados nesta sexta-feira, 07 de junho de 2013, em Sessão Solene no auditório Ulysses Guimarães da Câmara dos Deputados. A homenagem foi uma iniciativa do Deputado Federal Ronaldo Fonseca (PR/DF) e contou com as presenças de mais de cinquenta representantes dos Conseg do Distrito Federal, além de Comandantes de unidades da Polícia militar e do Corpo de Bombeiros (membros efetivos dos Conselhos).

          O Deputado discorreu sobre a história, função e atuação dos Conselheiros que, em caráter voluntário, tem contribuído para a baixa nos índices de criminalidade apresentados pela Secretaria de Segurança do DF. Ronaldo Fonseca elogiou a parceria entre os membros dos Conseg e as instituições governamentais da área de segurança, deixando claro que mais uma vez Brasília dá o exemplo a todos os brasileiros.

          No discurso da Professora Maria Antônia, Presidenta do Conseg do Gama e Vice-Presidenta da Federação dos Conselhos de Segurança do Distrito Federal – Feconseg, ela destacou a importância de uma homenagem originada na casa que tem a função de legislar para todo o país. Citando os nomes dos precursores dos conselhos de segurança no DF, Doutor Saulo Santiago (Brasília), Senhora Maria Da Guia (Samambaia) e o Senhor Nilton Vaz (Planaltina), Maria Antônia disse ter valido a pena acreditar na luta em prol da comunidade brasiliense, lembrando, ainda, que o apoio do GDF, da Secretaria de Segurança Pública e das instituições que formam esta pasta, fizeram a diferença que levou os Conseg ao Congresso Nacional.


          O Subsecretário de Programas Comunitários, Cirlandio Martins dos Santos utilizou a tribuna da Câmara Federal e em sua fala agradeceu aos “abnegados voluntários”, em nome do Governo do Distrito Federal, pela incansável soma de esforços vinda dos “guerreiros” dos Conseg. Cirlandio ressaltou a preocupação “pessoal” do Governador Agnelo Queiroz em estruturar os Conselhos e, por meio da Secretaria de Segurança e das Administrações Regionais, dar condições dignas de trabalho e a respeitabilidade merecida pelos membros dos Conselhos Comunitários de Segurança.

      Os elogios e agradecimentos, aos conselheiros, se seguiram nas falas das demais autoridades da mesa de honra, Francisco Chagas Machado Filho, o Chico Machado, Coordenador-Chefe da Coordenadoria das Cidades, o Comandante Geral do CBMDF, Coronel Gilberto Lopes da Silva, O comandante do 24º BPM, Tenente Coronel Sinvaldo Paiva Reis, representando o Comandante da PMDF, a Doutora Adriana de Oliveira Aguiar, Diretora Adjunta da Academia de Polícia Civil do Distrito Federal, representando o Diretor Geral da PCDF e a Gerente De Programas e Ações Comunitárias – Gerproc, Senhora Carla Silva Barbosa, representando o Diretor Geral do Detran-DF.
Texto: Jocilon Barbosa;
Fotos: FLAVIMAGEM.