Saudação

Seja bem-vindo ao Blog da SUPROC/SSP-DF. Hoje e sempre!

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Você é nosso convidado!


CARTA CONVITE 

A Companhia de Teatro Pátria Amada é um Programa da Subsecretaria de Programas Comunitários. Formada desde 1994 e Institucionalizada pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal desde 2008, com mais de 10.000 apresentações na sua trajetória e dezenas de oficinas que têm como finalidade promover ações culturais, utilizando o teatro como uma ferramenta metodológica no intuito de proporcionar uma aproximação da comunidade com os órgãos de Segurança Pública bem como a propagação de uma cultura de paz e de Policiamento Comunitário.

No decorrer do exercício das atividades da Companhia em ambiente escolar foi possível constatar que o teatro garante a conscientização por parte do corpo discente e contribui para a minimização de conflitos decorrentes das ações e expressões discriminatórias naquele âmbito. Promovendo os princípios de direitos humanos e de cidadania, Isto porque, a atividade teatral motiva a expressão individual e ensina a escutar o outro.

Com o convênio firmado entre Secretaria de Estado de Segurança Pública e Ministério da Justiça, desenvolvemos o Projeto Piloto de “Oficinas Itinerantes para Promoção do Desarmamento” que promoveu em quatro Regiões Administrativas do DF oficinas utilizando como base a técnica e método do Teatro do oprimido de Augusto Boal, tendo como público alvo jovens em situação de vulnerabilidade social em áreas de alto índice de apreensão de armas na faixa etária de 14 a 29 anos, segundo dados levantados pela Secretaria.
 

Baseado nestes métodos todas as cenas são criadas a partir do conhecimento e vivência dos próprios alunos, sendo dirigidas e orientadas por profissionais e especialistas, surgindo assim vários temas e discussões proporcionando aos participantes da oficina um empoderamento. Reunindo experiências e emoções de protestos, angústias, críticas e esperança. Isso tudo levado para discussão da comunidade através de cenas fórum para as suas próprias comunidades.
 

Com intuito de promover o protagonismo juvenil dos participantes e também por termos detectado que a grande maioria nunca teve a oportunidade de entrar em um espaço próprio das Artes Cênicas, e visando a melhora de autoestima dos mesmos, o encerramento deste projeto se dará no teatro da Escola Parque 313/314 Sul que ocorrerá no dia 29 de novembro de 2014 às 18h. Onde os participantes das quatro Regiões Administrativas do DF agraciadas com este projeto piloto, se reunirão para uma celebração através do teatro.

Desde já convidamos todos os órgãos de imprensa e autoridades para estarem presentes conosco.

 
Ricardo Barbosa da Silva 
                                  Chefe do núcleo:Companhia de Teatro Pátria Amada
(61) 95215380 / 9253-7522 / 8479-7969 -
E-mail: ricardo.suproc@gmail.com

3º Torneio de Futsal do Programa Esporte à Meia Noite



            Doze equipes participam do 3º Torneio de Futsal do Programa Esporte à Meia Noite da Subsecretaria de Programas Comunitários – SUPROC/SSP-DF, que teve início na terça-feira, 18 de novembro de 2014 e vai até sexta-feira, 05 de dezembro do mesmo ano.
 









 
 
 
 
 
 
 
 
 


            O evento que busca a interação e congraçamento dos jovens atendidos nos onze núcleos do Esporte à Meia Noite, conforme quadro de equipes participantes, atingiu seu objetivo nos dois primeiros torneios, 2012/2013, e já se tornou o principal atrativo do programa, que oferece artes marciais, voleibol, tênis de mesa e várias outras modalidades esportivas e culturais no decorrer de todo o ano.

 


 
 
 
Coronel Cirlandio Martins
Subsecretário da SUPROC 
O Coronel Cirlandio Martins, Subsecretário da SUPROC, apaixonado e praticante do futebol, tem incentivado os servidores ligados diretamente ao EMN, hoje coordenado pelo Major João Santos, a utilizarem a ferramenta considerada uma “paixão nacional” e que mexe com o emocional, tanto dos atletas quanto dos familiares que acompanham seus entes, torcendo e acreditando nas mudanças e vitórias que transcendem uma partida, ou mesmo o torneio, “são vitórias sociais” segundo Cirlandio.
Major João Santos
Coordenador do EMN.
 
 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Por Jocilon Barbosa:
Fotos: FLAVIMAGEM.

sábado, 1 de novembro de 2014

“O Segredo do Sucesso”



        
      
        Na manhã dessa sexta-feira, 31 de outubro de 2014, os servidores da Subsecretaria de Programas Comunitários – SUPROC/SSP-DF foram agraciados com os conhecimentos e a simpatia do Treinador Carlos Alves, Diretor Geral da TV Record DF e afiliadas da mesma emissora.

       Recepcionado pelo Coronel Cirlandio Martins dos Santos, Subsecretário de Programas Comunitários e pelo Supervisor de Logística e Eventos, Major Elson Sousa, Carlos Alves conheceu um pouco da história recente da SUPROC, os últimos quatro anos, e se disse impressionado com a gama de atividades e projetos desenvolvidos pela Subsecretaria. Carlos lembrou, ainda, que tais propostas se concatenam com o compromisso da TV Record, que além de entreter e informar o espectador, apoia as ações que vísão orientar, educar e apontar caminhos profícuos à sociedade.


       Olhos e ouvidos atentos, doutores, artistas e demais pessoas comprometidas com o social captavam cada palavra do palestrante na busca de desvendarem “O Segredo do Sucesso”, tema da palestra. Dinâmico e profundo conhecedor da matéria, Carlos Alves mescla sua própria história, exemplo de sucesso, com palavras que provocam seu público, fazendo com que cada um passeie por suas vidas revivendo e revendo momentos nos quais a oportunidade se apresentou e escapou.


    
                    Longe de apresentar uma “receita de bolo”, Carlos destacou, a autoconfiança, a persistência e a família como pontos chave para o atingimento do “sucesso”. Desvencilhando o dinheiro e a fama do sucesso, o palestrante valorizou a atitude e o significado das coisas simples, nem sempre observadas.

     O, hoje, Coronel Cirlandio, que na infância foi engraxate, disse ter passado um filme em sua cabeça durante a palestra, pois ao engraxar os sapatos de um dos ex-administradores de Planaltina DF, imaginou-se administrando aquela cidade, o que ocorreu no ano de 2004. Cirlandio exaltou a participação de cada integrante da equipe, que prefere chamar de família, no que considera o sucesso da SUPROC no período em que está como Subsecretário. Disse, ainda, que os conhecimentos transmitidos pelo Diretor Carlos Alves são sementes que caíram em campo fértil e frutificarão.

 


 











 







Por Jocilon Barbosa;
Fotos: Olavo Barbosa.