O programa Picasso Não Pichava em parceria com as Administrações Regionais está desenvolvendo um trabalho de restauração dos espaços públicos das cidades do Distrito Federal. O forte das ações tem sido a recuperação visual dos espaços públicos. Por todo o Plano Piloto já se pode ver grafites que aos poucos estão mudando a cara dos espaços outrora sujos e degradados pela ação de pichadores.
No Plano Piloto já foram restaurados diversos espaços, especialmente os abrigos dos pontos de ônibus. Merecem destaque os trabalhos nos “paradões” do Eixo Rodoviário Norte e Sul (foto ao lado) e os grafites nas portarias do Parque da Cidade. A cidade do Varjão foi a última contemplada pelo programa e hoje conta com todas as suas paradas de ônibus grafitadas com motivos contemporâneos e mensagens de conscientização dos usuários sobre a paz no trânsito.
O trabalho é executado pelos professores do projeto e seus alunos. A iniciativa tem por objetivo mostrar ao jovem que se envolve com a pichação a existência de outra forma de expressão que não danifica o patrimônio público, trocando o crime de pichação pela arte do grafite, que é o lema do programa. Espera-se também que os trabalhos, por sua natureza, especialmente pelo uso de spray, e até mesmo pela técnica empregada, acabem sensibilizando os pichadores a preservá-los, visto que com eles se identificam.
Como posso entrar em contato com os responsaveis por esse projeto?
ResponderExcluir