Em um auditório completamente lotado, os membros dos 33 Conselhos Comunitários de Segurança (Conseg) do Distrito Federal tomaram posse na tarde desta terça-feira (04/10) no Auditório da LBV. Durante a solenidade o governador Agnelo Queiroz destacou a importância do trabalho realizado pelos Consegs. “Nós estamos ajustando a política de Policia Inteligente, mas nada disso é suficiente sem a participação da sociedade, que é fundamental para o êxito da Segurança Pública”, disse o Governador que na oportunidade também informou que vai dar todo o suporte para o funcionamento dos Conselhos.
O Secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Sandro Avelar, também declarou apoio às iniciativas dos Consegs. “Saberemos reconhecer a importância dos Conselhos Comunitários de Segurança. Nós precisamos desse elo com a comunidade que é quem conhece de perto os problemas da região e os Consegs podem contar com todo o nosso apoio e suporte”, afirmou Sandro Avelar.
Os Conselhos Comunitários de Segurança são coordenados pela Subsecretaria de Programas Comunitários da Secretaria de Segurança Pública (Suproc) e tem como finalidade informar e encaminhar às autoridades competentes propostas ou subsídios em prol da segurança da comunidade.
Segundo o Subsecretário da Suproc, Coronel Cirlandio Martins, os membros dos Conselhos estavam esquecidos e desmotivados por conta da falta de respostas por parte do poder público, além disso, as reuniões não eram realizadas com freqüência. Ele disse ainda, que com essa nova administração os Conseg serão valorizados e o trabalho retomado. Entre as principais medidas está agilidade em responder a população. “Montamos uma equipe de respostas com servidores da Suproc responsável por encaminhar aos órgãos competentes as demandas apontadas pela comunidade durante a reunião e deverão trazer uma posição no encontro seguinte”, explicou Coronel Cirlandio.
O presidente da Federação dos Consegs, José Neif de Alcântara, também esteve presente na cerimônia e disse que os Conselhos devem atuar de maneira a alcançar o bem comum em parceria com os órgãos de segurança. “Precisamos fazer dos Consegs instrumentos de divulgação de políticas públicas e de desenvolvimento de projetos de segurança pública para todos”, disse José Neif, que acrescentou: “Antes as pessoas tinham receio de procurar a polícia, mas hoje o trabalho do Conselho Comunitário de Segurança é realizado lado a lado com as policias. É uma parceria entre a comunidade e os órgãos de segurança pública ligados através dos Consegs.”. Estiveram presentes na solenidade, que contou com exposição de quadros do PICASSO NÃO PICHAVA e uma entrada que chamou a atenção de todos, os Comandantes-Gerais da Polícia Militar, Coronel Rosback e do Corpo de Bombeiros, Coronel Márcio, a Dra. Mailine Alvarenga, Diretora-Geral da Polícia Civil, o Diretor do Detran, José Bezerra, os Secretários Rogério Leão da casa Militar, Agrício da Silva da Ordem Pública, Samantha Salum da Comunicação e Abimael da Publicidade, além de vários Administradores Regionais e outras autoridades civis e militares.
|
Entrada do evento foi motivo de comentários positivos pelos presentes |
|
Secretário Sandro Avelar em seu discurso enfaizando a parceria entre os órgãso de segurança e a comunidade |
|
Subsecretário da SUPROC dizendo da importância da valorização dos CONSEGS |
|
Auditório lotado aplaude Governador Agnelo após o discurso em que pediu a participação efetiva
dos Administradores Regionais e dos titulares de cada órgão de segurança das comunidades nas reunões |
|
Exposição de quadros do PICASSO NÃO PICHAVA no hall de entrada da LBV |
|
Oficiais da Polícia Militar do Estado do Ceará participaram da cerimônia de Posse dos CONSEGS DF |
|
Subsecretário da SUPROC e membros do CONSEG de Ceilândia. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário