Saudação

Seja bem-vindo ao Blog da SUPROC/SSP-DF. Hoje e sempre!

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

“YES, THE PEOPLE CAN” EM ÁGUAS CLARAS!



 
        Sim, o povo pode em Águas Claras, XX Região Administrativa do Distrito Federal, escolher os seus representantes para os cargos de Presidentes e Vice-Presidentes dos Conselhos Comunitários de Segurança, Vertical e Horizontal, às 14h da sexta-feira, dia sete de dezembro de 2012.


         Num processo que teve início, ainda, em agosto deste ano, os líderes comunitários, presidentes de associações e outros representantes dos moradores de Águas Claras, conforme reza o artigo 6º do Decreto Distrital Nº 28.495, de 04 de dezembro de 2007, definirão, por meio de eleição, aqueles que, dentre eles, organizarão, conduzirão e assumirão compromissos voltados à Segurança Pública de suas regiões administrativas.


         A Subsecretaria de Programas Comunitários, da Secretaria de Estado de Segurança Pública do DF, é a responsável, legalmente constituída, por organizar o pleito, bem como, subsidiar com informações e fornecer meios para que todo o processo transcorra de forma transparente e legítima.


         Os Administradores Regionais do DF, membros governamentais efetivos dos CONSEGs, estão, cada vez mais, envolvidos e participativos nas reuniões e ações dos Conselhos. E em Águas Claras, a Administração Regional vem desempenhando, de forma contundente, o papel que a sociedade espera dos órgãos governamentais.

Maiores informações poderão ser acessadas no link: http://oyutu.be/nfkp7LGxr9U


 Texto: Rose de Sá e Jocilon Barbosa;
Fotos: FLAVIMAGEM.

 Convite ao cidadão!

A Secretaria de Estado de Segurança Pública do Distrito Federal, por meio da Coordenação de Articulação Comunitária da Subsecretaria de Programas Comunitários, torna pública a Eleição para ocupação dos cargos de Presidentes e Vice-Presidentes dos Conselhos Comunitários de Segurança de Águas Claras, Vertical e Horizontal.

Data: 07 de dezembro de 2012, sexta-feira;
Horário: 14horas;
Local: Administração Regional de Águas Claras - RA XX, Rua Manacá, lote 02, bloco1. 1.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

RECONHECIMENTO RELUZENTE!


Na quarta-feira, 28 de novembro, mês em que se comemora o dia do músico (dia 22) a Consultoria Nacional de Outorgas do Exército Brasileiro, em solenidade no Salão Nobre do Quartel Central do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, condecorou com a "Medalha Capitão Franklin de Carvalho Júnior" o Coronel Gilberto Lopes da Silva, Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros, o Major Elson da Silva Sousa, Subsecretário de Programas Comunitários – SSP-DF, o Deputado Distrital Dr. Michel, dentre outras autoridades.


O Subsecretário Elson Sousa, que é apaixonado por bateria, teve sua iniciação musical, ainda criança, com o saudoso Maestro Antônio Limeira, no Centro Educacional 01 de Planaltina – DF “Centrão”. Ao receber a "Medalha Capitão Franklin de Carvalho Júnior" disse ter passado um filme em sua cabeça, pois, na SUPROC está tendo a oportunidade de atender à sociedade com a utilização de vários campos artísticos e, sobretudo, com a música que corre em suas veias.






A SUPROC/SSP-DF está sempre inserindo a música como ferramenta infalível de comunicação. Possuindo, em seu quadro de servidores, músicos oriundos da PMDF, CBMDF que participam dos programas e oficinas, voltados ao civismo, despertando nas crianças e adolescentes o gosto pela linguagem musical. E conta, também, com o brilhantismo das Bandas de Música das Forças Militares locais em eventos de maior porte, nos moldes do "Intervalo Cultural" e do "Segurança com Cidadania".


A partir do mês de outubro de 2012, foi reinaugurado, no Paranoá DF, o núcleo “Picasso Não Pichava” que abriga, desde então, a Banda Sinfônica, “Tocando Sonhos”, composta por jovens daquela comunidade e que conta com o apoio da POUPEX (Associação de Poupança e Empréstimo - criada e gerida pela Fundação Habitacional do Exército) e regida pelo Maestro Valdécio Costa Fonseca, Tenente do Exército Brasileiro.

 



Texto: Jocilon Barbosa;
Fotos: FLAVIMAGEM



A medalha reverencia o Patrono do Quadro de Músicos do Exército Brasileiro, Capitão Franklin de Carvalho Júnior, que apresentou ao então Comandante da FEB, Marechal Mascarenhas de Moraes, a ideia de conduzir uma banda de música completa para o “Front” italiano, na 2ª Guerra Mundial. (Fonte: http://www.exercito.gov.br/noticiario-do-exercito).


segunda-feira, 26 de novembro de 2012

"INTERNÚCLEOS" É CAMPEÃO!


         Após duas semanas de muita adrenalina e espírito esportivo, numa final eletrizante, contra o núcleo do Jardim Roriz (Planaltina-DF), o núcleo de Santa Maria sagrou-se campeão do 1º TORNEIO INTERNÚCLEOS do Esporte à Meia-Noite, Programa da Subsecretaria de Programas Comunitários da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal.

Núcleo Esporte à Meia-Noite de Santa Maria - Campeão do 1º TORNEIO INTERNÚCLEOS EMN.
         Na noite de sexta-feira, 23 novembro de 2012, “o Ginásio do CAVE do Guará II transformou-se no palco da vitória, não apenas de um time de futsal, mas de todos os envolvidos no projeto que busca a interação dos atores que acreditam no esporte como ferramenta de sociabilização e resgate”. Com estas palavras, o Subsecretário da SUPROC, Elson da Silva Sousa, representando o Secretário de Estado de Segurança Pública, Dr. Sandro Torres Avelar, descreveu o 1º TORNEIO INTERNÚCLEOS do Esporte à Meia-Noite.

          O evento, que teve início no dia 12 de novembro e contou com as participações das equipes do Gama, Santa Maria, Samambaia, Areal, Itapoã, Sobradinho, Ceilândia, Estrutural, São Sebastião e dos núcleos de Planaltina, Jardim Roriz e Vila Buritis, foi definido entre as quatro melhores equipes, sendo que, na primeira semifinal o Santa Maria derrotou o Sobradinho. Na segunda semifinal o Jardim Roriz derrotou o Estrutural. Na disputa do 3º lugar, o Estrutural levou a melhor sobre o Sobradinho, já, na Final o Jardim Roriz não resistiu ao bom futebol da equipe de Santa Maria.

Núcleo Jardim Roriz (Planaltina-DF) Vice-Campeão
Estrutural, 3º colocado.










          
         O Major Americo Pereira, Coordenador do programa Esporte à Meia-Noite, parabenizou a todos os servidores da SUPROC pelo empenho que culminou no sucesso do torneio, dando ênfase à entrega dos professores que estão em contato direto com os jovens do EMN. Agradeceu, ainda, às Administrações Regionais dos núcleos participantes e, em especial, ao Senhor Flávio Almeida, Gerente de Esportes da Administração do Guará, que mesmo não tendo representante no torneio, não mediu esforços no apoio ao evento.

                 
             Além de troféus e medalhas para os campeões, segundo e terceiro colocados, todos os atletas receberam camisetas, bonés, squeeze e cópias do filme “O Revés” do Diretor Fáuston da Silva (SUPROC/SSP-DF). O goleiro do Santa Maria, José Adriano, foi o menos vazado e Leonardo Silva, do Jardim Roriz, com cinco gols, foi o artilheiro da competição. Ambos receberam seus troféus e disseram estar pensando no próximo ano.





         


        O grupo de Hip-Hop do programa "Picasso Não Pichava" (SUPROC/SSP-DF) abrilhantou o torneio, a cada intervalo dos jogos, com seu número de dança.


                                                                               

Texto: Jocilon Barbosa;
Fotos: FLAVIMAGEM.
    
JOGOS FINAIS DO 1º TORNEIO INTERNÚCLEOS EMN
1ª SEMIFINAL
SANTA MARIA – 4  X  0 - SOBRADINHO
2ª SEMIFINAL
JARDIM RORIZ - 7  X  3 - ESTRUTURAL
3º LUGAR
ESTRUTURAL -  5  X  3 - SOBRADINHO
FINAL
SANTA MARIA -  5  X  3 - JARDIM RORIZ
SUPROC/SSP-DF

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Indignou-se? Então, não lave as mãos. Denuncie!


O Distrito Federal ocupa o 7º lugar no ranking nacional de homicídios, com 5,8 mortes a cada 100 mil mulheres, enquanto a média do Brasil é de 4,4 assassinatos. Na Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM-DF) já foram registrados quase três mil ocorrências de violência doméstica. Em todo o ano passado, foram cerca de cinco mil inquéritos instaurados. Fonte: Mara Puljiz, Publicação: 29/10/2012. Correio braziliense.

Diante de uma realidade brutal, como nos mostra a, presente, estatística, não cabe a nós sermos, apenas, assistentes de fatos que “não nos dizem respeito”. E com esta preocupação, a Cia. de Teatro Pátria Amada, da SUPROC/SSP-DF, dentro do programa “Ação Pela Vida” do Governo do Distrito Federal, vem acordando autoridades e a sociedade para a gravidade do tema.




Durante todo o ano de 2012, mais de cinco mil pessoas, em todo o DF, incluindo a Senhora, Maria da Penha Maia Fernandes, inspiradora da Lei Federal, 11.340 de agosto de 2006, conhecida como Lei “Maria da Penha”, o Ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, a Ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres da presidência da República, Eleonora Menicucci de Oliveira e o Presidente do INSS, Mauro Luciano Hauschild, assistiram a peça, Bye Bye Baby e Outras Mulheres, com Lívia Fernandez, Genivaldo Sampaio e grande elenco.



Na noite de 06 de novembro de 2012, no Teatro Newton Rossi do SESC da QNN 27 de Ceilândia, cerca de trezentos espectadores, também, se emocionaram com a história de “Baby”, indo da solidariedade à revolta, diante de situações, com as quais, provavelmente, já tiveram contato.
















A Atriz e Diretora, Lívia Fernandez, que sofre, literalmente, no papel de “Baby”, acredita que o teatro permite uma proximidade com o real, que certamente, envolve o público e o faz pensar e reagir aos fatos do cotidiano. Lívia espera que em 2013, muito mais pessoas possam ser conscientizadas da importância de se combater a Violência Doméstica no Brasil e no mundo, já que a SUPROC/SSP-DF recebeu convites do Haiti e dos Estados Unidos para intercâmbios culturais. 


Texto: Jocilon Barbosa;
Fotos: FLAVIMAGEM.

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

ARTE X VIOLÊNCIA DOMÉSTICA


         Mais do que não concordar com a violência doméstica, é preciso atitude, ação e educação. E esta é a proposta da Cia. De Teatro Pátria Amada da Subsecretaria de Programas Comunitários – SUPROC/SSP-DF, que tem como “carro chefe” a peça “Bye Bye Baby e outras Mulheres”, aplaudida, de pé, por mais de cinco mil pessoas em todo o DF.
         Agora é a vez do público de Ceilândia conferir, na terça-feira, 06 de novembro de 2012, às 20h00min. No Teatro Newton Rossi, no SESC da QNN-27, com entrada franca. Não perca!

Maiores informações: (61) 3345.0499

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

AUTORIDADES DA ÁREA DE SEGURANÇA PÚBLICA ALINHADAS COM OS CONSEG.

        Conforme previsto no decreto 28.495/ de 04 de dezembro de 2007, a Coordenação de Articulação Comunitária da SUPROC/SSP-DF realizou o Curso de Alinhamento Procedimental dos Membros Governamentais Efetivos dos Conselhos Comunitários de Segurança do Distrito Federal.

 
         O alinhamento foi realizado no Centro Universitário UDF, na 704/904 Sul, Brasília-DF e objetiva o aprimoramento e uma melhor sintonia das reuniões dos CONSEGs, visando o acolhimento e respostas mais rápidas e precisas das demandas apresentadas pela comunidade. 

          Os membros Efetivos, Administradores Regionais, Delegados-chefe, Comandantes de Batalhões da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros e representantes do DETRAN-DF, divididos em quatro grupos, correspondentes às Áreas Integradas de Segurança Pública (AISP), conforme divisão aplicada no programa “Ação Pela Vida” do GDF, tiveram contato com pesquisas realizadas pela SUPROC, onde foram apresentados resultados balizadores e regras para adequação dos procedimentos em reuniões vindouras.

          O curso, que teve início no dia 22 de outubro de 2012, foi encerrado na sexta-feira, dia 26 do mesmo mês e contou com a presença do Secretário de Estado de Segurança Púbica do DF, Doutor Sandro Torres Avelar, que exaltou a importância de as autoridades entenderem seu papel nas reuniões dos CONSEG, fato que segundo Sandro, “tem gerado resultados positivos em prol de um Distrito Federal mais seguro”.


         O Senhor Antônio Sena M. Silva, presidente do CONSEG do guará destacou o empenho da Subsecretaria de Programas Comunitários em atender e subsidiar os Conselhos de Segurança em suas necessidades. O subsecretário da SUPROC, Elson da Silva Sousa ressaltou que o Governo do Distrito Federal enxerga na participação popular, uma verdadeira parceria no combate à criminalidade. Lembrou, ainda, que as autoridades devem estar alinhadas a esta filosofia e realidade.


          O Ator Ricardo Barbosa, espantou o tom “sisudo” dos, cerca de, 120 detentores de cargos de chefia da Segurança Pública com seu personagem, “Rupinol” dando um toque bem humorado às reuniões dos CONSEG, representados no evento por vários Presidentes.


Texto: Jocilon Barbosa;
Fotos: FLAVIMAGEM.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

“TOCANDO SONHOS”

         Na tarde do dia 18 de outubro de 2012, ganhou um presente antecipado pela passagem de seus 55 anos de existência. Presente, este, que faz parte do programa de Governo, “Ação Pela Vida”, que por meio da Subsecretaria de Programas Comunitários – SUPROC/SSP-DF – trabalha a prevenção na área de segurança pública, principalmente, entre o público adolescente.

          Com as presenças do Secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Sandro Torres Avelar, do Subsecretário da SUPROC, Elson da Silva Sousa, do Administrador do Paranoá, Senhor César Castro Lopes e uma plateia seleta, incluindo alunos do Centro de Ensino Fundamental 01, foi entregue à comunidade o espaço Pró-Comunidade daquela região administrativa.
Já na inauguração do espaço, que é conhecido como Núcleo Picasso Não Pichava (Paranoá), a emoção tomou conta de todos quando a banda sinfônica “Tocando Sonhos”, regida pelo Maestro Valdécio Costa Fonseca, após tocar o Hino Nacional Brasileiro, relembrou sucessos do cantor e compositor, Tim Maia e da banda inglesa, Queen.  

O Núcleo passa a ser o principal local de ensaios e o endereço da “Tocando Sonhos”, que segundo o Maestro e a Madrinha da Banda, Senhora Vilma Luci, já passou por momentos de muita dificuldade, exatamente, por falta de um lugar fixo para ensaiar.
O Secretario, Sandro Avelar ressaltou que, “Ação pela Vida é tudo aquilo que nos revigora a esperança e ver adolescentes procurando a música, ao invés de drogas, nos dá a certeza de que podemos acreditar no futuro do Distrito Federal”.













A Banda Sinfônica “Tocando Sonhos” conta com o apoio da POUPEX, que é Presidida pelo General Eron, do Exército Brasileiro e foi representado no evento pela Senhora Carla Alcântara.

  
Texto: Jocilon Barbosa;
Fotos: FLAVIMAGEM.