Saudação

Seja bem-vindo ao Blog da SUPROC/SSP-DF. Hoje e sempre!

quarta-feira, 28 de março de 2012

SUPROC ENGAJADA NA OPERAÇÃO “MARCO ZERO”

         A Secretaria de estado de segurança Pública, por meio de sua Subsecretaria de Integração e Operações de Segurança Pública (SIOSP), está reforçando a operação “MARCO ZERO”, que até então era executada pela Polícia Militar do Distrito Federal no combate ao uso e a venda de Crack nas regiões centrais de Brasília, Taguatinga E Ceilândia. Que agora, alem de ser estendida a outras regiões administrativas, segundo o Subsecretário de Integração e Operações de Segurança Pública, CEL. Jooziel de Melo Freire, foi criado um termo de compromisso entre a Secretaria de Segurança, as instituições que a compõem (PMDF, PCDF, CBMDF e DETRAN-DF) outras Secretarias, Administrações Regionais e entidades não governamentais visando um enfrentamento conjunto e inteligente ao inimigo público nº um da sociedade, as drogas ilícitas.
         A Subsecretaria de Programas Comunitários – SUPROC, que já realiza ações e programas voltados ao combate às drogas, à pichação e ao bullying e por isto é vista como um "braço positivo” da SSP-DF, na pessoa do Subsecretário, Elson da Silva Sousa, assinou o Termo de Cooperação da Operação “Marco Zero”. Ainda no início do evento, o público presente pode assistir ao filme, O Revés, de Fáuston da Silva, servidor da SUPROC, Policial Militar e Cineasta.  
Elson afirmou que, “uma guerra se ganha com um bom exército e os soldados da SUPROC estão prontos para o combate”. Diante dessa afirmativa, o Secretário de Estado de Segurança Pública, Dr. Sandro Torres Avelar disse esperar o mesmo entusiasmo de todos os envolvidos na operação.

Plano Distrital – O Plano Distrital de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas foi instituído pelo Decreto no 33.164, de 31/8/2011, e contempla ações de prevenção ao uso, o tratamento e a reinserção social de usuários, bem como o combate ao tráfico de crack e de outras drogas ilícitas. A Operação Marco Zero foi lançada em setembro de 2011 como parte desse plano. 

segunda-feira, 19 de março de 2012

NÚCLEO: PICASSO NÃO PICHAVA, AGORA, NO ITAPOÃ!




            Na manhã de quarta-feira, 14 de março de 2012, ao som do Hino Nacional Brasileiro e outras canções, executadas pela Banda de Música da PMDF, foi inaugurado o NÚCLEO – PICASSO NÃO PICHAVA na Av. Murão, quadra 378, na horta comunitária do Itapoã – DF. O programa da Subsecretaria de Programas Comunitários, que abrange várias oficinas tais como: grafite, teatro, música, capoeira, cinema e DJ, visa oferecer aos adolescentes daquela região a oportunidade de conhecer e participar de atividades, que poderão servir-lhes, até mesmo, como profissão.

Secretário Adjunto de Segurança Cel. Suamy Santana
            Nas palavras do Secretário Adjunto de Segurança Pública do DF, CEL. Suamy Santana, a SUPROC vem desempenhando bem o seu papel preventivo, principalmente no combate à pichação, que funciona como porta de entrada para outros tipos de crimes. Suamy ressaltou ainda, que a sociedade precisa filtrar melhor as notícias veiculadas na mídia, verificando os excessos e o sensacionalismo que em nada contribuem com a Segurança Pública, promovendo o medo entre os cidadãos do Distrito Federal.

Novo Subsecretário da SUPROC, Maj. Elson da Silva Sousa
            O evento marcou também a estréia do novo Subsecretário da SUPROC, Maj. Elson da Silva Sousa, que exaltou a gestão do "Subsecretário de honra": Cirlandio Martins dos Santos e agradeceu o empenho dos servidores que, a exemplo da Maj. Cíntia Queiroz – Coordenadora do Programa Picasso Não Pichava – na busca de oferecerem o melhor atendimento ao público alvo, por vezes, ultrapassam seus horários de serviço, numa entrega que traz como recompensa o brilho nos olhos dos jovens que aprendem algo que lhes proporcione a valorização.

Pastor Gesiel Miguel da Silva, Administrador do Itapoã
            O Pastor Gesiel Miguel da silva, Administrador do Itapoã, que com sua equipe, não poupou esforços no apoio à realização da festividade, discursou em nome dos moradores daquela cidade agradecendo pelos benefícios que, certamente,  o Núcleo proporcionará.
            Prestigiaram, ainda, a inauguração o TC. Luiz Coelho Rodrigues Junior, Comandante do 20º BPM, batalhão responsável pelas cidades do Itapoã e Paranoá, o Sr. Daniel Dantas, representando o vice Governador do DF, o Sr Roberto Benfica, representando o Dep. Distrital Joe Valle e o Sr. José Guilherme Leal - Presidente da EMATER-DF. O Sr. Luciano Gonzaga da Secretaria de Estado de Justiça do DF e o Sr. Raimundo Nonato, Presidente do CONSEG - Itapoã, tambem acompanharam o evento.

 

            As inscrições para as oficinas oferecidas no NPNP – Itapoã tiveram início no dia 15 de março e continuam até o preenchimento das vagas de cada modalidade no próprio núcleo com seu Coordenador, Paulo Gonzaga. 

O Secretário Adjunto de Segurança Cel. Suamy Santana e o  Pastor Gesiel Administrador do Itapoã inauguraram o Núcleo do Picasso Não Pichava em Itapoã
 
Comandante do 20º BPM TC. Junior, o novo Subsecretário da SUPROC, Maj. Elson, o "Subsecretário de hora" da SUPROC  TC Cirlandio Martins dos Santos, o Administrador do Itapoã, Pastor Gesiel e o coordenador do NPNP do Itapoã Paulo Gonzaga.


quarta-feira, 7 de março de 2012

Dia Internacional da Mulher

Integração do CONSEG de Santa Maria com a Comunidade

No último dia 29 de fevereiro houve uma reunião do Conselho Comunitário de Segurança da Região Administrativa de Santa Maria que, em razão de algumas peculiaridades, deverá entrar para a história dos CONSEGs.
Primeiramente deve-se ressaltar que compareceram, numa tarde de quarta-feira, aproximadamente 160 pessoas, na Escola Classe n.º 02, com anseios diversos, é bem verdade, mas com o intento primordial de tratar com as autoridades governamentais, ali presentes, do tema SEGURANÇA PÚBLICA. Vale ressaltar que esse número expressivo de participantes numa reunião de CONSEG, ainda mais no meio da tarde de um dia útil, é, por si só, espetacular.
Não obstante a quantidade de pessoas, a reunião fora conduzida pelo Presidente daquele Conselho e pelo Coordenador da COAC/SUPROC, Sr. Carlos Alberto e Maj. João Santos respectivamente, de maneira magistral, onde o que imperou foi à civilidade, urbanidade e acima de tudo a organização dos pleitos. É digno de registro o comportamento exemplar e respeitoso por parte da comunidade presente, por ocasião da referida reunião.
 Outra ressalva que merece destaque é a que diz respeito à participação dos membros efetivos governamentais, que compareceram na sua maioria absoluta, tendo, apenas, uma falta. Em nenhum momento as autoridades de segurança pública se furtaram em responder e até mesmo, dentro do possível, em resolver, de imediato, problemas pontuais de segurança.
Interessante se faz anotar que não há Conselho Comunitário de Segurança e, por conseguinte Segurança Comunitária sem a participação em conjunto da comunidade e dos órgãos de segurança pública e afins, pelo que estão todos de parabéns.
Parabéns Santinha.