Saudação

Seja bem-vindo ao Blog da SUPROC/SSP-DF. Hoje e sempre!

terça-feira, 17 de julho de 2012

“VÁLIDO ENTARDECER”

         A tarde dessa quinta-feira, 12 de julho de 2012, mostrou, mais uma vez, o quanto vale a pena dedicarmos tempo e atenção aos adolescentes. Isto, porque uma equipe da Suproc – Subsecretaria de Programas Comunitários, atendendo à solicitação da Direção do Centro Educacional do Vale do Amanhecer, realizou, agora no período vespertino, mais um Intervalo Cultural naquela escola.



         Os cerca de seiscentos alunos, todos uniformizados, cantaram o Hino Nacional Brasileiro tocado pelos músicos da Suproc (Osvaldo Sá, Valmir, Báfica e Fabiano), enquanto os estudantes, Kalyssa Zayén e Gabriel de Araujo ostentavam a Bandeira do Brasil. Após o que, ouviram atentamente as palavras do Subsecretário de Programas Comunitários – SSP-DF, Elson da Silva Sousa, que enfatizou a preocupação e respeito com que o Governo do Distrito Federal trata as crianças e jovens, seguindo o pensamento da nossa Presidenta da República, Dilma Rousseff, quando diz que “o que mostra o que é uma nação, não é o seu PIB (produto interno bruto), mas, sim a forma como trata suas crianças e adolescentes”. Informou ainda que a Secretaria de Estado de Segurança Pública está preparando um pacote de medidas e programas preventivos, por meio da Suproc e outras parcerias, tudo, visando o sucesso do plano Ação Pela Vida do GDF.

O Capitão Cunha, do 9º Grupamento de Bombeiro Militares – Planaltina-DF explanou sobre: trotes, queimadas e acidentes domésticos. O Professor Laércio de Queiroz representou o Coordenador Regional de Ensino de Planaltina, Luciano Lacerda e reiterou o apoio daquela Coordenação aos eventos que valorizam o público estudantil. Demonstrando emoção e muito carinho aos alunos, a Vice-Diretora Marlene Souza agradeceu ao Subsecretário, Elson Sousa, o empenho da equipe da Suproc em levar, àquela comunidade, um pouco mais de cidadania e esperança.


         
         Os alunos puderam acompanhar a palestra: “Grafite, a evolução da pichação”, com o Professor Ricardo Barbosa, ilustrada na prática, em uma das paredes do CEDVA, pelo Professor Rales Luis e assistiram, também, ao monólogo: “Um alerta”, com o ator Mário Wilson. A atriz Lívia Fernandes divertiu os jovens com técnicas de teatro. E finalizando, à música do DJ Beto, a capoeira do Mestre Jânio e os equipamentos do Esporte à Meia-Noite deram um upgrade no Intervalo Cultural do Centro Educacional Vale do Amanhecer.  

           Por: Jocilon Barbosa



Fotos: Jocilon barbosa e Travassos.

sábado, 7 de julho de 2012

O ÚLTIMO ABRAÇO



         O NÚCLEO – PICASSO NÃO PICHAVA, na Av. Murão, quadra 378, na horta comunitária do Itapoã – DF, ficou pequeno para a quantidade de moradores daquela comunidade. Tudo, porque na noite desta quinta-feira (05 de julho de 2012) o cineasta Fáuston da Silva reuniu sua equipe de trabalho, os atores e convidados, para o lançamento do Curta: O Último Abraço.
         O filme, que conta a história do Senhor Gláucio (Elídio Evangelista), um idoso apaixonado por seu trabalho, recepcionista em um hotel de luxo, visto como um herói por seu pequeno neto, querido por sua vizinhança, mas que, sentindo o peso da idade, já não desenvolve com destreza sua função, recebe a triste notícia de sua demissão. A ficção, alinhada a uma realidade não muito distante, mostra as nuances de uma sociedade intolerante, que em nome de uma eficiência, a qualquer custo, ignora pessoas, sonhos e vida.


         Fáuston da Silva, autor de “O Egresso” e “O revés”, Cabo da PMDF e servidor da Subsecretaria de Programas Comunitários – SSP-DF, grande observador do cotidiano das classes menos favorecidas, vê nesse público a riqueza de temas e atores de suas próprias sinas. Assim, condensa talento e arte em histórias que comovem e transformam, tanto as pessoas que participam de suas “sagas”, quanto as que assistem seus filmes.
         “O Último Abraço” será inscrito no 45º FESTIVAL DE BRASÍLIA DO CINEMA BRASILEIRO, em setembro de 2012 e em breve, apresentado ao público do Distrito Federal.