Por volta das onze da manhã do dia 24 de agosto de 2012, 40 novos Promotores de Polícia Comunitária, entre policiais militares e pessoas da comunidade, foram certificados no 20º BPM do Paranoá após duas semanas de curso, consolidando a parceria entre a Secretaria Nacional de Segurança Pública – SENASP/MJ, e a Secretaria de Estado de Segurança Pública do Distrito Federal, por meio da SUPROC.
O Tenente Coronel Luiz Coelho Rodrigues Junior, Comandante do 20º Batalhão recepcionou o Subsecretário de Programas Comunitários, Elson da Silva Sousa, o Comandante do CPRL, Coronel José Wilame Vitoriano Matias, o administrador do Paranoá, Cezar Castro Lopes, o Diretor Presidente do Grupo Media One, Senhor J. Rodrigues e comandantes de outras unidades da PMDF.
A Senhora Sihami Mudarra, Diretora da Escola Classe 01 do Itapoã, agora, Promotora de Polícia Comunitária, falou sobre seu novo olhar em relação aos policiais militares, que antes, só enxergava como repressivas as ações dos profissionais de uma instituição que, ora, lhe abre as portas.
Já a senhora Rosa Maria, atriz e moradora do Itapoã, se diz orgulhosa em poder estender os conhecimentos adquiridos no curso, aos cidadãos de sua comunidade.
O Subsecretário, Elson Sousa entregou o certificado ao Tenente Valdemar Alves do 13º BPM que, aos vinte e oito anos de serviço, continua seguindo o raciocínio de que “conhecimentos não ocupam lugar, mas sim quebram barreiras”. O tenente aproveitou para agradecer e parabenizar aos coordenadores e instrutores do curso, dentre os quais, o Major José Martins da Coordenação de Capacitação da SUPROC e o Sargento Sergio Santos do 20º BPM, Interlocutor e difusor da Polícia Comunitária.