Saudação

Seja bem-vindo ao Blog da SUPROC/SSP-DF. Hoje e sempre!

terça-feira, 28 de agosto de 2012

“20º BPM E OS 40 PROMOTORES DE POLÍCIA COMUNITÁRIA”

          Por volta das onze da manhã do dia 24 de agosto de 2012, 40 novos Promotores de Polícia Comunitária, entre policiais militares e pessoas da comunidade, foram certificados no 20º BPM do Paranoá após duas semanas de curso, consolidando a parceria entre a Secretaria Nacional de Segurança Pública – SENASP/MJ, e a Secretaria de Estado de Segurança Pública do Distrito Federal, por meio da SUPROC.

         O Tenente Coronel Luiz Coelho Rodrigues Junior, Comandante do 20º Batalhão recepcionou o Subsecretário de Programas Comunitários, Elson da Silva Sousa, o Comandante do CPRL, Coronel José Wilame Vitoriano Matias, o administrador do Paranoá, Cezar Castro Lopes, o Diretor Presidente do Grupo Media One, Senhor J. Rodrigues e comandantes de outras unidades da PMDF.
         A Senhora Sihami Mudarra, Diretora da Escola Classe 01 do Itapoã, agora, Promotora de Polícia Comunitária, falou sobre seu novo olhar em relação aos policiais militares, que antes, só enxergava como repressivas as ações dos profissionais de uma instituição que, ora, lhe abre as portas.
         Já a senhora Rosa Maria, atriz e moradora do Itapoã, se diz orgulhosa em poder estender os conhecimentos adquiridos no curso, aos cidadãos de sua comunidade.


         O Subsecretário, Elson Sousa entregou o certificado ao Tenente Valdemar Alves do 13º BPM que, aos vinte e oito anos de serviço, continua seguindo o raciocínio de que “conhecimentos não ocupam lugar, mas sim quebram barreiras”. O tenente aproveitou  para agradecer e parabenizar aos coordenadores e instrutores do curso, dentre os quais, o Major José Martins da Coordenação de Capacitação da SUPROC e o Sargento Sergio Santos do 20º BPM, Interlocutor e difusor da Polícia Comunitária.





quarta-feira, 22 de agosto de 2012

COMANDANTE GERAL DA PMDF PRESTIGIA REUNIÃO DE CONSEGs EM SOBRADINHO.

         Na terça-feira, 21 de agosto de 2012, Durante o Comando Geral Itinerante da Polícia Militar do Distrito Federal, o Coronel Suamy Santana da Silva, acompanhado do Comandante do CPRL, Coronel José Wilame Vitoriano Matias, prestigiou os Conselhos Comunitários de Segurança de Sobradinho II e Fercal, que realizaram suas reuniões mensais, de forma conjunta, no colégio La Salle na quadra 14 de Sobradinho I.
         Suamy, que é um dos precursores na organização de conselhos de segurança em Brasília, destacou a importância da participação da comunidade, reivindicando, denunciando e apontando situações desconhecidas pelas autoridades, o que contribui para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

         O comandante da PMDF reforçou o coro do Comandante do 13º BPM, Tenente Coronel Anderson Ferrari Braz, dos Administradores de Sobradinho I e II, Márcio Ribeiro Guedes e Hamilton Alves da Cunha, respectivamente, do Comandante do 22º Grupamento de Bombeiros Militares, Major Marco Antônio Apolônio e do Coordenador dos CONSEGs da AISP leste, Major Mário César Bandeira Serra – SUPROC, quando lembraram que, a polícia não pode ser responsabilizada por tudo que há de erros na área de segurança pública, pois os problemas sociais iniciam-se nos lares, independente de classes, e intensificam-se nas ruas.

         Após ouvir diversas demandas e alguns elogios dos Presidentes dos CONSEGs de Sobradinho II, Estêvão Souza dos Reis e da Fercal, Delson da Costa Matos e de representantes comunitários dessas regiões, o Coronel Suamy Santana informou sobre medidas administrativas nas áreas de aumento de efetivo (concurso para novos policiais militares) e de manutenção de viaturas, no menor prazo possível. Ressaltou, ainda, o sucesso do programa de Governo Ação Pela Vida, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Segurança Pública do DF, que demonstra ser, a integração dos órgãos de segurança, o caminho certo e, que apesar de estar no início, já demonstra bons resultados.

 Texto: Jocilon Barbosa;
Fotos: FLAVIMAGEM.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

"SEGURANÇA COM CIDADANIA" NO ANIVERSÁRIO DE PLANALTINA DF

         Em comemoração ao 153º aniversário de Planaltina-DF, o “Segurança Com Cidadania”, programa da Subsecretaria de Programas Comunitários da SSP-DF, aportou na Praça do Estudante daquela cidade, onde ocorreu o Dia temático promovido pela Coordenadoria Regional de Ensino de Planaltina.

          Nesta sexta-feira, 17 de agosto de 2012, um público aproximado de seis mil pessoas, entre estudantes, professores e populares, curtiu um dia de muitas brincadeiras, apresentações de alunos e várias opções oferecidas pela SUPROC, PMDF, pelo Corpo de Bombeiros, DETRAN, Museu de Drogas da PCDF e o apoio da Administração Regional de Planaltina-DF.

         O Subsecretário da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, Elson da Silva Sousa prestigiou o evento e destacou a importância de as Secretarias se unirem em prol da sociedade em ações que ofereçam qualidade de vida e informações úteis, principalmente, para as crianças e adolescentes.

        O Secretário de Educação do DF, Denilson Bento da Costa, a Secretária da Mulher do DF, Olgamir Amancia Ferreira e o Administrador Regional de Planaltina, Nilvan Pereira de Vasconcellos, parabenizaram os planaltinenses pelo aniversário da "Cidade Mãe de Brasília" e foram unânimes em afirmar que, “o melhor presente que uma cidade pode ter, é seu povo feliz e respeitado em seus direitos”!



Texto: Jocilon Barbosa;
Fotos: FLAVIMAGEM.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

“BABY” E MARIA DA PENHA. ABAIXO A LEI DE "AMÉLIA"!

         Em 08 de agosto de 2012, um dia após o aniversário de seis anos da Lei “Maria da Penha” – 11.340/2006, o Instituto Nacional do Seguro Social – INSS proporcionou a uma platéia de, aproximadamente, 400 pessoas o encontro entre “Baby” e a Senhora Maria da Penha Maia Fernandes, Fundadora e Conselheira Vitalícia do Instituto que leva seu nome.

Texto: Jocilon Barbosa;
Fotos: FLAVIMAGEM.   

 A solenidade, que contou com as presenças do Ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, da Ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres da presidência da República, Eleonora Menicucci de Oliveira, do Presidente do INSS, Mauro Luciano Hauschild e do Procurador-Chefe da Procuradoria Federal Especializada junto ao INSS, Alessandro Antonio Stefanutto, serviu para o lançamento do Projeto – O INSS no Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher – que prevê ações que responsabilizem os agressores, inclusive, a arcar financeiramente pelos males causados às vítimas da violência doméstica.

 
        O encerramento, apoteótico, ficou por conta do Espetáculo “Bye, Bye Baby e Outras Mulheres”, encenado por atores da Cia. de Teatro Pátria Amada da Subsecretaria de Programas Comunitários – SSP-DF e da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher – DEAM. Segundo o Subsecretário de Programas Comunitários da Secretaria de segurança Pública do Distrito Federal, Elson da Silva Sousa, “fica registrado o marco que intensificará a luta da SUPROC no enfretamento à violência doméstica”, disse, em relação à apresentação da peça, diante da mulher que se tornou o símbolo da intolerância aos opressores que incorrem nos crimes previstos na Lei “Maria da Penha”.

Prestigiaram, ainda, o evento, a Secretária de Estado da Mulher do DF, Olgamir Amancia Ferreira, a Delegada-Chefe da DEAM, Doutora Ana Cristina Melo e a Presidenta do Conselho Comunitário de Segurança do Gama – DF, Professora Maria Antônia Rodrigues Magalhães.





sábado, 4 de agosto de 2012

“ESCOLHAS” NOSSAS DE CADA DIA!

         Com boa dose de humor, os atores Kleber e Genivaldo (Cia. de Teatro Pátria Amada – SUPROC/SSP-DF) continuam a levar adolescentes e adultos, de todo o DF e região, a repensarem seus conceitos e, com isto, reavaliarem suas atitudes. E nesta quinta e sexta-feira (02 e 03 de agosto de 2012), tarde e manhã, respectivamente, alunos e professores do Centro Educacional 04 do Guará 01, após os momentos cívicos, apreciaram as performances da dupla, que sempre se supera na peça “Escolhas”, dentro do programa Intervalo Cultural da Subsecretaria de Programas Comunitários, fazendo o público, numa linguagem coloquial, vagar entre os fantasmas do bullying, gravidez precoce, drogadição e males que atingem a sociedade moderna.

 

        




          










        Completando a grade de informações do Intervalo Cultural, o Policial Militar Mário Wilson (SUPROC/SSP-DF), em uma palestra atual e dinâmica, chama a atenção dos jovens para o crime de pichação*, deixando clara a opção do grafite, que é considerado arte e difundido pelo Programa Picasso não Pichava da Subsecretaria.
         O Comandante do 4º BPM, TC QOPM Antonio Carlos e o Presidente do CONSEG do Guará, Antônio Sena compareceram ao evento, iniciado no auditório da Administração Regional do Guará, numa demonstração de apoio às ações que despertem o olhar, mais clínico, dos adolescentes diante de suas realidades.
         O Major Herbert de Almeida, Coordenador de Projetos e Programas da SUPROC, representando o Subsecretário Elson da Silva Sousa, agradeceu à Diretora do CED 04, Professora Vilmara, pelo convite estendido à Subsecretaria de Programas Comunitários que, por meio de seus servidores, está sempre pronta a auxiliar àqueles que têm a missão de educar.


         Em ambos os dias, os alunos retornaram ao Centro Educacional 04, onde puderam se divertir com os brinquedos (tênis de mesa e pebolim) do Programa Esporte à Meia-Noite, curtindo as canções do DJ Beto.

Texto: Jocilon Barbosa;
Fotos: Flavimagens. 

*Art. 65. Pichar ou por outro meio conspurcar edificação ou monumento urbano: (Redação dada pela Lei nº 12.408, de 2011)
Pena - detenção, de 03 (três) meses a 01 (um) ano, e multa. (Redação dada pela Lei nº 12.408, de 2011)

§ 1o Se o ato for realizado em monumento ou coisa tombada em virtude do seu valor artístico, arqueológico ou histórico, a pena é de 6 (seis) meses a 1 (um) ano de detenção e multa. (Renumerado do parágrafo único pela Lei nº 12.408, de 2011). www.jusbrasil.com.br