Quando o assunto é Polícia Comunitária, a filosofia deve ser a da multiplicação e não a da divisão. Na busca do amadurecimento dessa ideia, foram proclamados, no dia 30 de março de 2012 no auditório do Centro Universitário UDF, os mais novos Multiplicadores de Polícia Comunitária do Distrito Federal, graças ao esforço conjunto da Secretaria Nacional de Segurança Pública - SENASP e da Secretaria de Estado de Segurança Pública do DF, por intermédio da Subsecretaria de Programas Comunitários - SUPROC.
Partindo do discurso da Oradora de turma, Dra. Elisabete Maria Rocha de Moraes, Delegada da Polícia Civil do DF e das falas das autoridades que formaram a mesa de honra (o Coordenador Nacional de Polícia Comunitária, Cel. Lemos Pita; o Subsecretário de Programas Comunitários, Elson da Silva Sousa; o Chefe do Centro de Polícia Comunitária e Direitos Humanos da PMDF, Cel. Jose Wilame Vitoriano Matias; o Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da UDF, Fabiano de Souza Ferraz; e o Presidente do CONSEG de Brasília, Dr. Saulo Santiago Raphael Rios), o que fica latente é o comprometimento e conscientização de boa parte dos cidadãos do Distrito Federal, no que diz respeito a encontrar soluções em curto prazo, mas, com base científica para problemas que atingem, cotidianamente, nossa sociedade.
Homens e mulheres oriundos das instituições ligadas à Segurança Pública e da própria comunidade, se municiam de conhecimentos através do Curso de Multiplicador de Polícia Comunitária, o que lhes respaldam a formarem Promotores de Polícia Comunitária, passos firmes e acertados, conforme o que reza a Constituição Federal em seu artigo 144, quando diz que “A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio...”
O evento atingiu o ápice da emoção quando, a agente da PCDF, Deise Luci fez uso da palavra, homenageando o Coordenador e Coordenador adjunto do 1º CMPC de 2012, Maj. José Martins e Sgt. Edilson Serafim, respectivamente, pelo esforço e dedicação com que abraçam essa nobre missão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário