Fechando a “Semana de Valorização da Vida” do Centro Educacional Taquara, núcleo rural de Planaltina-DF, a Subsecretaria de Programas Comunitários realizou, na manhã de 17 de maio de 2013, o Intervalo Cultural, programa da SUPROC que utiliza o teatro, o grafite, o esporte e outros meios de interação com o público estudantil, visando o enfrentamento e a prevenção contra as drogas, o bullying, a gravidez precoce e a pichação.
Os alunos, professores e demais servidores do CET, que merecem um elogio à parte pela organização, interesse e participação no evento, assistiram a peça “A Saga de Amadeo”, da Cia. de Teatro Pátria Amada que conta a história de um retirante que parte para a metrópole em busca de um destino diferente de seus pais, porém, encontra “atalhos” e surpresas, fazendo o espectador viajar na ficção e na realidade cotidiana.
Segundo o aluno, João Neto, que cursa o segundo ano do ensino médio, “é muito importante passar por experiências, extraclasse, que tenham conteúdo que possa ser utilizados no aprendizado e na própria vida!”. Já para o Diretor do CET, Volemar Ornelas, o Intervalo Cultural vem a acrescentar numa filosofia já difundida entre todos os atores da escola, primando a autoestima, o respeito mútuo e valores que ajudam na formação da personalidade e no caráter do cidadão.
A pedagoga Maria Aparecida, Gerente do Intervalo Cultural (SUPROC), presidiu a comissão que elegeu as três melhores redações do concurso realizado entre os alunos do CET, todas focadas no tema “Valorização da Vida”. A aluna Maria Aparecida ficou em terceiro lugar e focou a fé em Deus e a oração como o melhor caminho na busca da paz. A segunda colocada foi a aluna Bruna Rodrigues que, em sua redação, alertou os jovens quanto ao perigo das falsas amizades, sobretudo, a não repetir os erros cometidos e lutar pelos objetivos positivos.
Rayane Gonçalves, que não pode comparecer ao evento, conquistou o primeiro lugar ao comparar a vida de um adolescente a um rascunho, emocionando a todos os presentes durante a leitura de sua redação. Lembrando que nem sempre se tem o tempo de passar a vida a limpo, Rayane mostrou causas e consequências negativas, cuja atenção pode ser a grande aliada para que tenhamos histórias mais felizes.
O Subsecretário de Programas Comunitários Cirlandio Martins dos santos, o Administrador Regional de Planaltina-DF, Nilvan Pereira de Vasconcellos e a Professora Vânia Costa, Assessora de Segurança da Secretaria de Educação do Distrito Federal, premiaram, respectivamente, às 1ª (representada por Arthur), 2ª e 3ª colocadas. E ouviram do Supervisor Pedagógico, Alexandre Lopes, os agradecimentos pelo apoio da SUPROC ao projeto de Inclusão Digital oferecido no Centro Educacional Da Taquara.
Texto: Jocilon Barbosa;
Fotos: FLAVIMAGEM e Eliezer Santos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário